Jejum Intermitente

   Jejum intermitente, também chamado de intermittent fasting ou dieta do guerreiro para os mais antigos da internet, é uma metodologia de dieta que se baseia em ficar sem comer durante certo espaço de tempo, geralmente dentre 14 a 20h. A intenção é copiar certos modelos naturais de comportamentos humanos que ocorreram durante o desenvolvimento da raça. O comportamento em questão é de que homens deixavam suas cavernas e lares para caçar durante o dia e faziam uma refeição por dia, no período da noite. Geralmente as mulheres ficavam em casa, por isso até hoje existem estudos que mostram que o jejum intermitente funciona melhor em homens do que em mulheres.

Porque ocorre maior disposição e maior queima de gordura em um protocolo de dieta intermitente?

Pois a produção de alguns hormônios são mais ativados em jejum, justamente hormônios que o deixam mais disposto para a caça. Os mais ativados são o glucagon(oposto da insulina) , grelina e o gh. Todos tem função de emagrecimento e no caso do gh, manutenção da massa magra.





Vários protocolos podem ser feito em cima dessa metodologia de dieta. Além disso você pode continuar com dietas de low-carb, paleolítica, dieta flexível.

Jejum intermitente não limita nada sua vida, pelo contrario, te deixa mais livre para fazer suas atividades diárias e te deixa menos preocupado com fazer comida ou levar comida por ai.

Segue alguns protocolos que são mais usados.


Jejum de 16 horas

   Como foi dito, é o mais comum, consiste em comer em uma janela de 8 horas por dia, e não comer nas outras 16 horas. Para facilitar, vou dar um exemplo:
Se você dorme das 23h as 7h, já são 8 horas de jejum. Basta adicionar 4 horas antes de dormir e 4 horas depois de acordar em jejum. Ou seja, acordar as 7h, almoçar depois das 11h e jantar antes das 19h;

Jejum de 24 horas

Consiste em fazer 24 horas de jejum, duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje as 20h, fique até amanhã as 20h sem comer nada. Repita outra vez na semana;

Jejum de 36 horas

Este tipo de jejum, não é recomendado para qualquer um. Todos devem ser acompanhados por um profissional, mas esse mais ainda. Em alguns casos, as pessoas necessitam usufruir melhor e por mais tempo do JI, portanto é aqui que o Jejum de 36 horas se encaixa;

Dieta 5:2

Consiste em comer 2 dias na semana, apenas 500-600 calorias por dia. Nos outros dias a alimentação é normal (saudável e bem estruturada);

Dieta do Guerreiro

Esta dieta consiste em comer durante o dia apenas vegetais (em alguns casos adiciona-se fruta) e durante a noite fazer uma refeição normal. Nessa dieta, a alimentação provem de “comida de verdade” (assim como a paleolítica), onde tudo que se come deve ser natural, o mínimo industrializado possível.
A autofagia, fenômeno que ocorre durante o jejum onde as células se alimentam dos restos mortais das mesmas foi tema de um dos últimos premios nobeis de saúde, vale a pena dar uma olhada.

benefícios do Jejum Intermitente

reduz a depressão;
aumenta a concentração;
diminui a ansiedade;
acelera o metabolismo;
ajuda a regular a pressão;
auxilia no emagrecimento
propicia uma melhora hormonal;
facilita o preparo da comida;
para quem trabalha, são menos potinhos na mochila;
menos fome, mais saciedade;
aumenta os níveis de hormônio do crescimento;
melhora a reparação celular;
reduz a resistência a insulina;
reduz inflamações;
previne certos tipos de câncer;
reduz o colesterol ruim;
pode prevenir o Mal de Alzheimer;

Quem não pode fazer o Jejum Intermitente?

Antes de mais nada, as mulheres devem ter mais cautela ao fazer o Jejum. Alguns estudos mostraram que algumas mulheres podem piorar o nível de glicose fazendo JI. Por isso é importante o acompanhamento profissional, e o principal, o teste. Se não estiver servindo para você, não faça. Simples assim.
Crianças, adolescentes, mulheres grávidas, diabéticos e idosos não devem fazer jejum intermitente em hipótese alguma. Qualquer dúvida consulte um especialista.

Massa Muscular: algumas pessoas pensam que fazendo JI, perderão massa muscular. Assim como na alimentação normal, vai depender da quantidade e qualidade da comida ingerida. Quem treina e busca hipertrofia deve ter em mente que a alimentação durante as janelas devem suprir todas as necessidades para o aumento de massa magra. Se tudo estiver nos conformes, nenhuma grama de massa será perdida, possivelmente ocorrerá um aumento dela.

Saiba antes de fazer o Jejum Intermitente:
Água e outros líquidos – O que pode beber no jejum: são liberados água, café sem açucar, chá sem açucar, e somente em casos extremos de fome ou fraqueza, suco de fruta puro.

Ou seja, para tirar uma das grandes dúvidas que o pessoal pergunta: pode tomar e beber água no jejum intermitente sem problema algum!

Suplementação:  polivitamínicos, creatinas, minerais, aminoácidos como BCAA’s, podem ser consumidos durante o Jejum intermitente. Não é apropriado tomar whey, albumina, e outros suplementos calóricos, pois assim você estará saindo do jejum.


Últimas dicas

O jejum intermitente será uma mudança brusca em sua vida portanto procure manter uma alimentação saudavel durante o programa

Este artigo tem mera intenção de informar, se você for procurar aderir a essa forma dietética , consulte um especialista.

referências bibliográficas.



https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2016/press.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2622429/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25540982

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início do Blog

Caminhada pode engordar?